Aula de TV 
Estudo sobre a fonte da TV CCE HPS2070E
 

 Este chassi é muito fácil de ser reconhecido mesmo a TV não tendo o selo com o modelo pois ele utiliza o circuito integrado LA7680. Ele é muito semelhante ao chassi 2090E/F e ao HPS2090H. Utiliza uma fonte chaveada em série cujo componente principal é o integrado STR50103.

Esse integrado pode trabalhar com 150v ou 300v em sua entrada, o que dispensa o uso

de dobradores ou transformadores em sua entrada. Notem que o capacitor principal C 811, é de 330mf x 350v. Então se ligarmos o aparelho em 110v teremos 150v na entrada do CI pino 3, se ligarmos a TV em 220v, teremos 300v na entrada do CI. Notem que independente da tensão de entrada teremos sempre 103v na saída do integrado (pino 4).

Esta fonte também recebe pulsos do fly-back que entram via C813 e R805, caso esses pulsos faltarem por algum motivo, a fonte vai trabalhar com um ruído. Por isso sempre que aparecer uma TV CCE com ruído para consertar, o defeito deve ser procurado nessa área.

Pode ser o resistor R805 aberto ou ainda com mal contato, também pode ser um mal contato na placa. O fato é que se os pulsos horizontais não chegarem até a fonte, ela certamente emitirá um zumbido.

Do pino 14 do chopper (transformador da fonte chaveada) sairão pulsos, que serão retificados por D720 que formaram uma fonte de 10,5v. Essa fonte depois passa por Q 710 onde é regulada, formando uma fonte de 5V. Esta fonte de 5v serve para alimentar o micro. Notem que nesse modelo de TV a fonte estará sempre ligada. Então a fonte de 5V estará sempre alimentando o micro e a fonte de 103V estará sempre alimentando o flyback. Quando ligamos a TV pelo controle remoto, o oscilador horizontal da TV é ligado,e quando desligamos, o oscilador horizonal é desligado.

 

O circuito stand-by

O circuito stand-by funciona da seguinte forma nesse televisor

O controle liga-desliga é feito no pino 25 do integrado LA7680. Com a TV ligada teremos 7,5v no pino 25 do integrado e com isso teremos pulsos horizontais saindo do pino 27 e excitando Q401 que excita o trans.de saída horizontal, gerando assim a alta tensão e as demais fontes provenientes do fly-back

 

Observe a figura acima: Sempre teremos 5v alimentando o micro. Com a TV em modo stand-by (condição de espera) teremos 5v no pino 41 do micro e com isso teremos 0,6v na base do Q403 e 0v no coletor. Com isso o integrado LA7680 não está alimentado, e não há funcionamento do horizontal, ficando a TV parada.

Quando um comando é emitido para o micro, seja via controle remoto, ou seja via teclado da TV, a tensão no pino 41 cai para 0v, então teremos 0V na base do Q403 também. Com isso a tensão no coletor sobe para uns 8V e o integrado LA7680 passa a ser alimentado em seu pino 25. A alimentação do pino 25 é retirada da própria fonte alta do televisor (1 03v).

Esta fonte passa por dois resistores: R292 e R293 e sofre uma queda para uns 8V. Nesse caso não é necessário um zener de 8v externo pois existe um dentro do integrado. Então atravessando o resistor e usando a carga do integrado, teremos uns 7,5v no pino 25 do mesmo. O transistor Q403 age como uma chave, que abre e fecha, zerando essa tensão quando a TV for para o modo stand-by.

Esta regra não vale só para a TV CCE, qualquer TV que utilize o integrado LA7680, funciona dessa forma. Muitas vezes se você for consertar uma Tv importada que usa esse integrado poderá fazê-lo mesmo sem esquema, dependendo do caso. Por exemplo, se você pegou uma TV parada que tem o coletor do transistor horizontal alimentado, a primeira coisa que deve fazer é medir a tensão no pino 25 do LA7680. Se não houver a tensão basta você seguir para ver onde a tensão parou. Sempre existe um transistor chaveador, seja alimentando ou aterrando a tensão. Alguns aparelhos retiram essa tensão de uma fonte baixa de mais ou menos um doze volts, essa pode ser chaveada por um transistor PNP ou NPN, geralmente do tamanho de um BC548.

 

Passos para análise de defeitos na fonte desse televisor.

Defeito 1

TV parada

Nesse caso a primeira coisa é medir se existe tensão no coletor do transistor de saída horizontal. Se não existir tensão no coletor ou a tensão estiver muito baixa, duas podem ser as causas:

  1. Horizontal em curto
  2. Fonte com problema

 

Para descartar a hipótese A, a maneira mais fácil é sugar a solda do coletor do transistor de saída horizontal. Com isso, se a fonte aparecer significa que a mesma está boa. O mais comum nesse caso é o transistor de saída horizontal em curto. Em outros casos também pode ser o flay-back. A diferença é que quando é o transistor em curto, a fonte cai para 0V, e quando é o flay-back em curto a mesma não cai totalmente para 0v. Também o flayback dessa Tv costuma vazar, o que torna fácil a identificação do defeito. Se problema for na fonte, no caso da hipótese B. Então meça se existe tensão entrando no pino 3 do STR50103. Se não houver tensão então meça do pino 3 para trás. O defeito mais comum quando não temos tensão entrando no pino 3, é a ponte de diodos em curto. A ponte de diodo em curto faz abrir o fusível principal e as vezes o resistor de valor baixo, que toda Tv tem em série com o fusível. Antes de trocar o fusível deste televisor ligue o mesmo na lâmpada em série regulada para 250W. Se houver curto então a lâmpada irá acender bem forte. Para localizar o curto, libere o pino 3 do STR50103. Se o curto desaparecer você deve trocar o mesmo. Se o curto não desaparecer então provavelmente o curto está na ponte. As vezes ocorrem curtos em capacitores cerâmicos que trabalham em paralelo com a ponte. Mas com a lâmpada em série fica fácil localizar esses curtos.

Defeito 2

Tem 103v, mas não tem alta tensão

Cheque se os 103v chegam no coletor do transistor horizontal Meça se tem 7,5 alimentando o pino 25 do LA7680 Se não encontrar tensão neste pino, as causas mais prováveis são: Q403 em curto ou R292 ou R293 abertos.

Caso você encontre o pino 25 alimentado e a TV não funcione, é possível que o LA7680 esteja com defeito. Mas antes de troca-lo veja se saem pulsos horizontais do pino 27. se existirem esses pulsos, então você não precisa trocar o integrado e terá que checar com o osciloscópio para ver se os pulsos chegam até o transistor de saída horizontal. Em qualquer conserto de TV é importante não ir trocando sempre os componentes, Devemos sempre seguir a tensão com o multímetro ou o sinal com o osciloscópio. Muitos defeitos são trilhas rompidas e soldas deterioradas.

Por enquanto é só, na aula seguinte veremos defeitos em outros estágios desse aparelho e outras marcas. 

Esta aula faz parte do curso técnico em TV nível 1

 

Registros 

Confira aqui o registro do certificado ou certificados em andamento. 

                                                                                       

Acrisoft
São Paulo: (11) 2626-9108
Sede da Empresa: Av. Bandeirantes, 463 - São Roque - São Paulo - CEP: 18134-220
CNPJ: 04.679.986/0001-29
Responsável: Prof. Moisés F. Pereira

Se preferir busque e pague seu curso no Correio com frete grátis.
Saiba mais sobre o serviço de Reembolso Postal dos Correios.

Descubra-nos no Google+

Cidades já atendidas a distância ou por cursos presenciais:

São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Itu, Marília, Americana, Piracicaba, Rio Claro, Jaú, Araçatuba, Barretos, Limeira, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Rio de Janeiro, Petrópolis, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Teresópolis, Campos do Goytacazes, Cabo Frio, Niterói, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lajes, Chapecó, São José, Jaraguá do sul, Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Fortaleza, Sobral, Tianguá, Canindé, Maracanaú, Brasília, Taguatinga, Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí, Cuiabá, Campo Grande, Dourados, Belo Horizonte, Montes claros, Juiz de fora, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Ipatinga, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina, Recife, Olinda, Caruru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Teresina, Natal, Mossoró,Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Aracajú, Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, , João Pessoa, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Belém, Santarém, São Luis.

Site Powered By
    Olympic Web Design Site Builder
    Online web site design